"Um dilema a aflige à medida que avança pela calçada estreita demais para ela: deveria terminar primeiro a torta ou, antes, abocanhar o éclair?"
A história se passa em um âmbito policial, pois há um serial killer a solta pelo Rio de Janeiro e esse serial killer tem um tipo peculiar de vitima, ele gosta de assassinar mulheres gordas. No começo do livro já nos deparamos com uma noticia; de que três moças bonitas e robustas estão desaparecidas. Esse caso ficou conhecido como o caso das esganadas, por isso o nome do livro é esse.
Não há nenhum mistério nessa trama, pois nós leitores sabemos desde o começo quem é esse assassino e o porquê dele pratica-los. Os personagens descritos são sensacionais e a forma como eles são apresentados é melhor ainda. Jô meio que nos dá uma ficha técnica sobre o personagem momentos antes de os introduzi-los na trama e isso faz com que você se sinta muito mais a vontade com todo o cenário.
Caronte o nosso assassino (sim, o mesmo nome do barqueiro do submundo) tem esse ódio pelas gordas, pois nelas ele vê a imagem da sua própria mãe. Essa mesma mãe que sempre o proibiu de fazer coisas que lhe eram prazerosas, nunca o deixava comer de suas guloseimas, pois não queria que ele ficasse gordo igual a ela. Como ela não deixou ele seguir seus sonhos Caronte acabou ficando preso a funerária da família (que era a maior funerária da América do Sul).Em um certo dia ela acabou matando a mãe e se sentiu tão extasiado que sempre procura essa sensação enquanto mata as gordas empanturrando-as com sobremesas.
Os personagens do Departamento de policia são sempre divertidos e leves em seus diálogos e isso faz com que todos se sintam parte do que está se desenrolando no momento. O Delegado Noronha e seu assistente Calixto aceitam a ajuda de Tobias Esteves (um ex-investigador em Portugal) e o suporte de Diana uma jornalista muito sagaz e afiada, para que eles possam capturar esse assassino rapidamente. Como sabemos, a grande questão não é quem é o assassino e sim, como vão prender ele, por isso ficamos sempre mais atenciosos nas partes investigativas para vermos como essa descoberta e captura vai ser feita pelos investigadores.
Jô soares gosta particularmente desse gênero investigativo, pois esse não é o seu primeiro livro narrado dessa forma. Uma coisa bastante interessante é que ao decorrer da trama sempre há noticias dá época em que o livro esta de passando (1938, na Era Vargas) Então isso dá uma certa segurança na história e até parece que realmente aconteceu.
-Clélia Stephanie
INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO

Autor: Jô Soares
Páginas: 264
Site: As Esganadas, editora Cia. das Letras
Sinopse: "Rio, 1938. Um perigoso assassino está à solta nas ruas. Seu alvo são mulheres jovens, bonitas e... gordas. Sua arma são irresistíveis doces portugueses. Com requinte de crueldade gastronômica, ele mata sem piedade suas vitimas e depois expõe seus cadáveres acintosamente, escarnecendo da autoridades."
Sinopse: Livraria CulturaTrecho do Livro: As Esganadas